O segundo dia de programação do Encontro de Dirigentes de Cooperativas do Amapá, ocorrido neste domingo (4), foi dedicado a conhecer as dificuldades surgidas durante a pandemia e a definir soluções para estes desafios a partir do novo normal.
A programação, que iniciou no sábado (3), prosseguiu neste domingo, manhã e tarde, no Ceta Ecotel, no Distrito de Fazendinha, zona sul de Macapá.
Através de uma dinâmica de grupos com mediadores, os dirigentes tiveram a oportunidade de conhecer, compartilhar e debater o cenário econômico financeiro das cooperativas e propuseram soluções conjuntas para superar e crescer após a crise. A mesa redonda foi conduzida pelo assessor jurídico da OCB Amapá, Eide Figueira.
As demandas e sugestões geradas na atividade serão trabalhadas pelo Sistema OCB Amapá para construção de um novo cenário de metas e perspectivas para 2022.
Entre as dificuldades causadas pelo contexto pandêmico em comum, eles destacaram perdas de produção, quebras de contratos, pontos de exposição de produtos fechados, perda de clientela, burocracia para obtenção de CNPJ, falta de funcionamento de órgãos públicos em razão das medidas de proteção.
Já entre as soluções, as demandas mais comuns foram o aprimoramento dos sistemas de Tecnologia da Informação das cooperativas, parcerias público-privadas, redução da burocracia para o setor, capacitações em tecnologia e mais facilidades de acesso ao crédito e financiamentos para aumentar a competitividade das cooperativas.
“Essas informações dadas pelos dirigentes são importantíssimas para o objetivo do nosso encontro. A partir delas é que nós vamos traçar nossas metas e planejamento para este segundo semestre de 2021 e o ano de 2022. Muitas dessas soluções já estão dentro do próprio sistema, só precisávamos conhecer mais especificamente essas demandas e já vamos dar a resposta. Aquilo que precisar de providências fora do sistema, seja no setor público ou privado, nós também vamos sentar e dialogar com quem for necessário”, explicou a presidente executiva do Sistema OCB Amapá, Maria Nascimento.
À tarde, a programação findou com a palestra motivacional ‘A vida é feita de escolhas’, ministrada pelo coach e especialista em pequenos negócios e empreendedorismo, Iranei Lopes, do Sebrae.
Ele trabalhou dinâmicas de interação direta para fazer o público reforçar o objetivo de realizar os sonhos pessoais e coletivos.
“A gente cria estímulos para que as pessoas encontrem a automotivação para retomar objetivos e sonhos. Mas para isso é preciso saber sonhar, e sonhar acordado. Se você sabe sonhar, você pode fazer o que você quiser. Hoje, essas pessoas desenharam um sonho, agora é preciso agir para tirar esses sonhos do papel. E foi isso que junto com eles, nós trabalhamos hoje aqui”, resumiu o especialista.
Ao final da programação, a presidente do Sistema OCB, Maria Nascimento, conduziu um sorteio de brindes oferecidos por algumas cooperativas e por parceiros da iniciativa privada.