O Sistema OCB Amapá por meio do SESCOOP AP em parceria com a Cooperativa Fênix (Cooperativa de Transporte dos Proprietários de Veículos do Amapá) realizaram no período de novembro de 2020 até a primeira quinzena de 2021, o curso básico de cooperativismo nas localidades de Cafezal, Alto Pirativa e na comunidade de Cachoeirinha, todas situadas na região ribeirinha do Município de Santana.
O curso teve objetivo de desenvolver a consciência cooperativista dos futuros cooperados, contribuindo para o fortalecimento da sociedade cooperativista, e levou de forma didática um pouco sobre a doutrina e o histórico do cooperativismo no Brasil e no mundo, assim como também os direitos e deveres dos cooperados para com a cooperativa e a comunidade em geral entre outros assuntos.
“Estamos criando um canal de comunicação entre o quadro social e a gestão da cooperativa, como facilitador do processo, acredito que, através de uma linguagem coloquial podemos fazer com que eles realmente se vejam parte integrante do processo”, destacou Lildeci Macie, diretor Administrativo da Cooperativa Fênix, um dos idealizadores do Projeto.
De acordo com Marcelo Sarmento, analista de Cooperativismo e Monitoramento do SESCOOP-AP o retorno positivo dos participantes foi sem dúvida a grande marca do projeto. “Como representante do Sistema OCB Amapá e um dos facilitadores do evento, me sinto privilegiado em levar esse conhecimento a esses novos e futuros cooperados, pois, sabemos que devido a distância, se torna muito oneroso para eles se deslocarem até a capital Macapá, onde fica nossa sede, em busca dessa capacitação. Isso demonstra que o Sistema OCB Amapá com certeza, não mede esforços para atender as demandas solicitadas por nossas cooperativas.”
“Além do conhecimento adquirido dentro do cooperativismo, vale ressaltar a integração dos participantes/transportadores no quadro social da cooperativa, e consequentemente eles se tornarão capacitados/preparados como Cooperados dentro do contexto da atividade proposta”, finalizou Maria Socorro Souza Rocha, presidente da Cooperativa Fênix.
O projeto finalizou no dia 16 de janeiro, ao todo, 104 catraieiros profissionais foram capacitados e estão prontos a integrar o quadro social da cooperativa.
Conhecemos as dificuldades do sistema no estado e por que não dizer na Região, somos incansáveis no resgate da doutrina no Amapá, contamos com essa nova gestão para enfim obtermos nossos objetivos. parabéns ao SESCOOP-AP no apoio a essa iniciativa. Muito obrigado. infelizmente meu anteciparam o “L” do meu nome.