Os Conselheiros Gilcimar Pureza e Gilson Camboim, do Sistema OCB Amapá e Mato Grosso, a Superintendente do Sistema OCB Amapá, Patricia Sousa e o Sr Bruno Terraalta, fundador da Federação das Cooperativas de Mineração do Amapá-FECOOMI realizaram visitas técnicas com encontros regionais e locais.
Foram visitadas as cooperativas:
1. COOPEVALE – Pedra Branca do Amapari
2. COOPGAVIN – Vila Nova / `Porto Grande
3. COOMING – Cupixi / Pedra Branca
4. COOMINAS – Mazagão
5. COOTA – Tartarugalzinho
6. COOGAL – Lourenço / Calçoene
7. MINACOOP – Oiapoque
8. VERDE MINAS – Oiapoque
9. COOEMAP – Macapá
Na pauta das reuniões, encontros e evento estadual esteve a promoção da sustentabilidade da atividade e a profissionalização da gestão com padronização de processos de gestão, produção, comercialização com rastreabilidade e controle, inovação e organização das entidades de representação em nível nacional.
Os Estados do Amapá, Mato Grosso e Pará já possuem Federação de Cooperativas de Mineração o que torna possível a fundação da Confederação das Cooperativas de Mineração do Brasil, para melhorar o relacionamento com os Governos e o Legislativo Nacional, Estaduais e Municipais.
O Conselheiro da OCB/MT e Presidente da Federação do Mato Grosso levou o caso de Peixoto de Azevedo-MT da COOGAVEPE, assim como outras cooperativas em cada região do país que possuem pelos exemplos de inovação, projetos sociais e de educação ambiental.
No Encontro Estadual realizado no dia 07.10 em Tartarugalzinho, os representantes do Governo Federal, Estadual puderam informar como atuam para o setor, e as políticas públicas planejadas, a ANM representada pelo Senhor, Tomas Pessoa e a Agência Amapá do Governo do Estado pelo Sr. Wagner Costa.
A Presidente do Sistema OCB/AP, Maria Nascimento falou dos eventos programados com a FECOOMI ainda este ano de 2020, e um projeto de assistência as Cooperativas Minerais juntamente com a FECOOMI para 2021, que tem como Presidente do Conselho o Sr. Chico Nogueira, da Cooperativa COOEMAP.