O encontro acontecerá no próximo dia 07 de outubro de 2020, no Município de Tartarugalzinho com o objetivo de promover a sustentabilidade da atividade garimpeira através da profissionalização da gestão das cooperativas.
O evento discutirá o cenário nacional da atividade, e a atuação do Governo Federal e Estadual no setor.
O Amapá juntamente com os Estados do Mato Grosso e Pará que já possuem o setor organizado em Federação agora almejam constituir a Confederação Brasileira das Cooperativas Minerais, visando a padronização de processos na organização social e de gestão, modernização da extração de minérios, controle e rastreabilidade no comércio do ouro e lançamento do selo OURO ETICO, uma certificação para cooperativas que promovam a sustentabilidade nas áreas de atuação, baseados no tripé Humano, Ambiental e Social.
No encontro será apresentado o caso de Peixoto de Azevedo no Mato Grosso que iniciou de forma desordenada na década de 70, e hoje é uma referência nacional da atividade mineral.
O evento contará com a presença da Presidente do Sistema OCB/AP, Maria Nascimento; do Presidente da Federação das Cooperativas de Mineração do Mato Grosso, Gilson Camboin; do Diretor da Agência Nacional de Mineração, Tomas Pessoa; do representante da Agência Amapá; e Michael Davi da Mineração Tartarugalzinho.
A Federação das Cooperativas do Estado do Amapá participa com seus membros com representantes de Laranjal do Jari, Pedra Branca, Porto Grande, Tartarugalzinho, Mazagão, Calçoene e Oiapoque, informou um de seus dirigentes Bruno Terralta.