Os cooperados que participaram do Curso de Excelência no Atendimento ao Cliente, promovido pelo Sistema OCB/AP, voltam para casa com uma nova perspectiva de mercado e competitividade na bagagem.
O treinamento ocorreu nestas quarta-feira (16) e quinta-feira (17), no auditório do Sebrae-AP, em Macapá.
O curso, ministrado pelo consultor em administração, Alan Yared Lima, trabalhou conceitos básicos de atendimento ao cliente, levando em consideração o cenário do novo normal no contexto da pandemia de coronavírus, e, ainda, aspectos iniciais sobre como agir nas mais diferentes situações que exigem tratamento diferenciado aos clientes. Tudo com ênfase no marketing digital.
Yared frisou que apesar de muito serem de empreendimentos do interior do estado, alguns de comunidades longínquas, a aceitação das tecnologias apresentadas foi um processo natural – “até porque o público alvo deles está nas capitais, eles produzem no campo, mas escoam para as áreas urbanas”, analisou o instrutor.
“Vimos que o processo de atendimento ao cliente deve estar alinhado, planejado e modelado com o marketing digital e eles assimilaram muito bem essa ideia, pois foram muito participativos. Pudemos ver também, no segundo dia, como funciona o sistema do marketing digital e como as plataformas, sites, redes sociais, devem ser usadas em conjunto e não isoladamente. Foi uma oportunidade muito produtiva”, resumiu Yared.
Essas ferramentas tecnológicas foram muito bem aceitas pela dona Maria Angélica Silva de Oliveira, da Cooperativa dos Produtores do Maracá (Coopmaracá), localizada a 240 km de Macapá. Lá se produz açaí, banana, melancia, cupuaçu, verduras e castanha.
Para ela, as novas ferramentas vão possibilitar a ampliação do leque de mercado, aumentando a clientela para que a produção não fique parada, como ocorreu com alguns produtos da cooperativa no primeiro semestre de 2020 por causa da pandemia de coronavírus.
“Foi muito bom, aumentou muito os conhecimentos e quando retornar ao Maracá vou poder repassar essas informações de como utilizar essas ferramentas de forma correta, como define o Marketing Digital, para os outros membros da cooperativa. E agora poderemos ampliar os nossos clientes e tornando os nossos produtos alimentícios ainda mais conhecidos pela internet e de forma correta”, analisou.
Quem também aprendeu a importância do marketing digital foi o seu Hildeci Maciel, representante de duas cooperativas do Amapá, a Fenix Transportes, e a Agroporto, que produz poupas de frutas regionais, como manga, cupuaçu, muruci, taperebá, graviola e goiaba.
“É uma ferramenta imprescindível, principalmente pelo momento que nós vivemos hoje, por conta do isolamento imposto pela pandemia, e com ela podemos ampliar nosso alcance de cliente e sistematizar e organizar esse volume de negócios. Precisamos nos adequar e o primeiro passo foi dado ontem e hoje com esse treinamento oferecido pela OCB-AP”, avaliou o cooperado.