O Presidente do Senado Federal Davi Alcolumbre, o Deputado Federal Luiz Carlos e representantes das entidades do Setor Produtivo do Amapá reuniram-se com objetivo de definir agenda de trabalho voltada ao desdobramento da aprovação do Projeto de Lei 1304/20, aprovado no Senado Federal em 05.05.2020, com relatoria do Senador Lucas Barreto, que trata de forma definitiva a transferência das terras da união ao Estado do Amapá.
O Setor produtivo representado por :
1. Fórum Econômico do Setor Produtivo do Amapá/FEAP (José Ribamar Rodrigues)
2. Associação dos Criadores do Amapá/ACRIAP (Aguinaldo da Silva)
3. Federação dos Pescadores do Amapá/FEPAP (Leidinaldo de Paula e Raimundo Nobre)
4. Associação dos Produtores de Soja e Milho do Amapá/APROSOJA (Tobias Laurindo)
5. Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amapá/OCB-AP (Gilcimar Pureza, Denei Oliveira, Edilson Rocha e Eide Figueira).
Outras providências foram apresentadas pelo setor no âmbito do legislativo estadual como novo Código Florestal do Estado do Amapá onde o Deputado Luiz Carlos fará o acompanhamento para pactuar entre os entes federais e estaduais, seja do legislativo ou executivo para destravamento dos setores com maiores problemas fundiários, de licenciamento e sobretudo acesso ao crédito.
Nas agendas pontuais o Senador Davi e o Deputado Luiz Carlos se comprometeram a mobilizar e acompanhar no Ministério da Agricultura, para tratar do Terminal Pesqueiro de Santana, Banco da Amazônia a partir da internalização de projetos para as cooperativas.
Na ocasião, o grupo entregou ao Presidente do Senado e ao Deputado Luiz Carlos, uma menção honrosa com reconhecimento pelo trabalho da Bancada Federal quanto a este tema que impede o desenvolvimento do Amapá que é a regularização das terras. Também recebeu um kit com produtos das cooperativas do Amapá, como óleos vegetais, sub produtos da castanha-do-Brasil e do açaí, comercializado pelo projeto NOSSA FEIRA da Cooperativa COOMAGRO.