A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) realizou nesta quarta-feira, por meio de videoconferência, sua assembleia geral ordinária de número 51, marcando a celebração das cinco décadas de atuação em prol do desenvolvimento e da sustentabilidade das mais de 6,8 mil cooperativas do país. O evento contou com a participação de representantes das 27 unidades estaduais da instituição, comprovando a representatividade dos quase 15 milhões de cooperados.
O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, destacou a relevância da celebração. “Estamos aqui, hoje, para honrar a atuação de muitas pessoas que nos antecederam nestes quase dois séculos de cooperativismo. Realizar uma AGO é motivo de muito orgulho, pois é o momento de mostrar toda a transparência, ética, responsabilidade e cuidado com as pessoas. São esses aspectos que diferenciam o nosso modelo de negócios dos demais”, comentou o líder cooperativista.
Por unanimidade, a prestação de contas referente a 2019, apresentada pelo superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e acompanhada pelo relatório do Conselho Fiscal, foi aprovada. Nobile destacou a realização do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo foi um dos principais marcos do ano passado.
“Foi um grande espaço para a apresentação das ideias e sugestões que temos para trabalhar nos próximos anos, sempre focados na necessidade das cooperativas e no futuro do movimento cooperativista brasileiro. Inclusive é essencial dizer que a OCB já está trabalhando por todas as diretrizes aprovadas no CBC”, ressaltou Nobile.
FIM DE MANDATO
A assembleia geral desta quarta-feira também marcou o fim do mandato de quatro anos da atual Diretoria da OCB. Os cinco integrantes representam cada uma das regiões do país. Confira aqui o que eles destacaram como as grandes conquistas de sua gestão.
O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, agradeceu aos diretores pelo empenho em trabalhar com tanta dedicação pelo cooperativismo brasileiro. “Durante os últimos quatro anos, esse grupo de diretores se manteve alinhado estrategicamente, apesar da diversidade dos perfis e das diferenças de realidade das regiões que representam. Foi uma gestão marcada pela diversidade de ideias e comunhão de objetivos. Isso fortaleceu o espírito de cooperação da OCB e gerou um clima de amizade e confiança entre a unidade nacional, as estaduais e a base cooperativista. Será sobre esse alicerce sólido que construiremos um futuro ainda mais brilhante para todas as cooperativas brasileiras”, concluiu.
NOVA DIRETORIA
Com o encerramento do mandato, a assembleia escolheu os novos diretores da OCB, que atuarão pelos próximos quatro anos. São eles:
REGIÃO SUL: Vergílio Perius, presidente da Ocergs.
Suplente: José Ricken (Ocepar)
REGIÃO SUDESTE: Ronaldo Scucato, presidente da Ocemg.
Suplente: Pedro Melhorim (OCB/ES)
REGIÃO CENTRO-OESTE: Remy Gorga, presidente da OCDF.
Suplente: Onofre Cesário (OCB/MT)
REGIÃO NORTE: Ricardo Khouri, presidente da OCB/TO.
Suplente: José Merched (OCB/AM)
REGIÃO NORDESTE: André Pacelli, presidente da OCB/PB.
Suplente: Aureliana Luz (OCB/MA)
CONSELHO FISCAL
Titulares: Ernandes Raiol, Luís Alberto, Vinicius Mesquita.
Suplente: João Nicédio (representante chapa).
CONSELHO DE ÉTICA
Titulares: Flodoaldo de Alencar (representante chapa), Petrúcio Magalhães, Antônio Chavaglia.
Suplente: Americo Utumi.
MATERIAIS
Clique aqui para acessar o Relatório de Gestão da OCB (2019) e, aqui, para assistir ao vídeo com o resumo de 2019. Conheça, também, a página de transparência da OCB.