As Cooperativas geram renda, empregam e fomentam o crescimento econômico no Amapá. O olhar pela lente do Cooperativismo nos permite ter essa visão e sensibilidade de forma ampliada.
Nesta quinta-feira, 23 de abril, o presidente do Sistema OCB-AP, Gilcimar Pureza; os diretores da Cooperativa Mista Agropecuária Amapaense (COMAGRO), Jairson Aranha e Jairo Barbosa; e o representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Janer Gazel, estiveram na Comunidade do Cedro, localizada próxima ao município de Tartarugalzinho, para reunir com produtores rurais da Cooperativa Mista Agropecuária e Industrial do Cedro (COOPERCEDRO).
A entidade dá vida à Comunidade, que tem cerca de 350 famílias e é fomentada pela produção de banana, farinha, macaxeira, limão, açaí, pupunha, abóbora, coco, goiaba e cupuaçu.
O Sistema OCB-AP tem atuado como link entre as Cooperativas de várias regiões do Amapá e a COMAGRO, que lidera o Projeto Nossa Feira.
O projeto receberá a produção de propriedades agrícolas cadastradas, comercializando hortifruti fresquinho para a população, apoiando e valorizando o potencial produtivo do pequeno produtor.
Nossa Feira vende os produtos na sua base física, no bairro Infraero, em Macapá, e também trabalha com o serviço de delivery pelo whatsapp. Em breve, terá um aplicativo modernizando ainda mais a prestação do serviço.
“É um sonho realizado, mas não foi da noite para o dia. São páginas escritas com muito trabalho, superamos inúmeros entraves para que a gente, finalmente, fizesse toda engrenagem funcionar”, compartilhou o diretor da COMAGRO, Jairson Aranha.
Fazendo a diferença
Os aspectos relacionados à saúde são objeto da atenção neste período de pandemia, focados no isolamento social, que é totalmente prudente e essencial. Mas também é preciso um olhar para o aspecto da conjuntura econômica.
“O caminho está sendo trilhado, não podemos esperar e sim agir com prudência. Estamos tomando os cuidados necessários com as medidas de prevenção ao Coronavírus e pensando nas milhares de famílias em cada canto do Amapá que vivem da produção de alimentos, que estão perdendo suas produções e enfrentando inúmeras dificuldades. O cooperativismo está fazendo sua parte com muita responsabilidade”, compartilhou o presidente do Sistema OCB-AP, Gilcimar Pureza.
A SDR subsidiará parte da produção, fomentando e permitindo que a população pague um preço mais acessível. A Secretaria também será responsável pelo transporte dos produtos dos municípios e comunidades até a capital.