O Presidente do Sistema OCB-AP, Gilcimar Pureza e a Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, representada pelo Deputado Jesus Pontes, presidente da Comissão de Constituição e Justiça-CCJ, estiveram na sede da COOGAL no Distrito do Lourenço, Município de Calçoene realizando visita de campo nas frentes de trabalho, onde puderam ouvir dos cooperados os avanços e desafios da mineração realizada pelos garimpeiros do Amapá.
A COOGAL conta hoje com mais de 700 cooperados e possui 25 anos de exploração na sua área, ainda assim com pouco mais de 3% de impacto de um total entre lavra e pesquisa com mais de 11 mil hectares.
O deputado Jesus Pontes, deu parecer favorável e fez gestão para que fosse inserido na estrutura do Governo a assistência técnica mineral que era uma reinvindicação do setor por meio de lei, que ficou definida através de uma coordenadoria no RURAP. Mas que ainda não está operando e será cobrado pelo deputado.
Segundo o Deputado Jesus Pontes, só se pode defender com propriedade se for a campo visitar, conversar, compreender a cadeia produtiva e suas relações. Sendo apontada como bastante esclarecedora a visita.
Os diretores da COOGAL acompanharam a visita e puderam também esclarecer quanto ao trabalho realizado pela administração da cooperativa e suas dificuldades.