Curso ensina conceitos básicos de contabilidade para dirigentes e famílias de cooperativas do Amapá

Visando mais organização na gestão e eficiência na prestação de contas, o Sistema OCB Amapá promove uma capacitação que iniciou na quinta e segue nesta sexta-feira, sobre noções básicas de contabilidade.

A capacitação ocorre na sede da OCB Amapá, na região central de Macapá. De acordo com o analista de cooperativismo e monitoramento do Sistema OBC Amapá, Michel Araújo, o curso é voltado para cooperados, dirigentes e familiares das cooperativas do Amapá.

Segundo ele, o treinamento foi pensado para que os cooperados entendam conceitos básicos da área contábil da cooperativa.

“Como a prestação de contas é obrigatória em todo início de exercício financeiro das cooperativas, todos precisam entender a parte contábil até para decidir pela aprovação da prestação de contas e assim ter uma administração com transparência e excelência na gestão, garantindo o crescimento da cooperativa”, explicou Michel Araújo.

O curso foi conduzido pelo contador Francys Campos que explicou que apesar de envolver conceitos básicos específicos da área de contabilidade, as informações não são restritas apenas ao profissional do segmento.

No primeiro dia da programação, ele trabalhou conceitos de ativo e passivo econômico, patrimônio líquido, locação, arrendamento, custo, receita, despesa, ganho, perda, investimento, gasto e outros.

Já nessa sexta-feira, o conteúdo será mais específico, incluindo orientações sobre balancetes, demonstrativos financeiros, planos de contas, balanço patrimonial, fluxo de caixa, prestação de contas e tomadas de decisão.

“O objetivo é socializar essas informações conceituais para que essas pessoas saibam o significado e entendam a importância contábil dessas informações para potencializar o empreendimento, no caso as cooperativas”, ponderou o palestrante.

Juniel Gomes da Silva, diretor financeiro da Cooperativa Mista dos Produtores Extrativistas do Rio Iratapuru, no sul do Estado do Amapá, há 250 km de Macapá. O empreendimento trabalha com extrativismo e produtos derivados da castanha do brasil, como óleo e biscoito.

“O curso está nos ajudando na gestão. Realmente temos dificuldade pois somos de uma comunidade que é uma reserva extrativista, então não tivemos acesso a conhecimentos desta área, mas que são necessários porque temos que fazer balanços financeiros e prestação de contas para os nossos cooperados, por exemplo. É um ganho que estamos tendo para compreender a parte econômica e melhor administrar o nosso empreendimento. Uma iniciativa excelente da OCB”, avaliou o cooperado.

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.