Sicredi Sul MT conhece dinâmica econômica do AP e projeta linhas de créditos para ajudar Estado a se desenvolver

Uma comitiva da Sicredi Sul MT iniciou uma extensa agenda no Amapá para conhecer a dinâmica econômica do Estado e desenhar linhas de crédito que podem ajudar a unidade federativa a se desenvolver.

Composta por presidência, diretoria executiva e conselheiros, a comitiva iniciou os trabalhos nesta segunda-feira (12), com uma visita técnica à Companhia Docas de Santana (CDS) para conhecer o potencial logístico da estrutura.

O presidente da CDS, Glauco Cei fez uma apresentação da companhia. Ele falou das vantagens de se fazer operações de exportação e transbordo pelo Amapá, em detrimento à localização privilegiada do Porto de Santana, com vantagens de distância, tempo de duração e maior capacidade de carga de uma só vez em relação a outros portos do Brasil quando o destino é o mercado europeu.

O diretor executivo da Sicredi Sul MT, Danilo Vicentim também fez uma explanação sobre a entidade e os empreendimentos de crédito que a cooperativa desenvolve e que pode vir a implementar no Amapá.

O presidente da Sicredi Sul MT, Marco Túlio, ressaltou que para contribuir com o desenvolvimento econômico do Estado, é necessário, primeiramente, entender a realidade da dinâmica econômica amapaense. Segundo ele, o objetivo é atender, principalmente, os seguimentos ligados ao setor produtivo, com as principais cadeias, como a do açaí, pescado, castanha, búfalo.

“Queremos entender como está o funcionamento de cada segmento econômico para poder, em cima das necessidades de investimentos desses segmentos, desenhar uma operação de crédito para ajudar a alavancar estas atividades econômicas, sobretudo no setor produtivo”, explicou Marco Túlio.

O prefeito de Santana, Ofirney Sadala, que participou do encontro, disse que o município está aberto a debater incentivos para que a cooperativa de crédito possa ajudar a fortalecer a economia santanense.

“Queremos mais que apenas oferecer nossos serviços, queremos entender a economia amapaense para inserirmos linhas de crédito no mercado amapaense para desenvolver este estado através do fomento aos seus produtores, seus trabalhadores, seu povo”, finalizou o presidente da Sicredi, Marco Túlio.

Consignado e boletos

Uma outra forte possibilidade de negócios da Sicredi Sul MT no Amapá surgiu na agenda do fim da tarde com o prefeito de Macapá, Clécio Luís, no Palácio Laurindo Banha, sede central do Executivo municipal da capital amapaense.

O gestor público acenou positivamente para o início das tratativas sobre a possibilidade de se estabelecer, entre a entidade e a prefeitura, um convênio para disponibilização de crédito consignado aos servidores municipais.

Outra prospecção foi quanto a emissão de boletos para pagamento de tributos, taxas e tarifas municipais aos contribuintes. Neste caso a cobrança seria feita pela Sicredi Sul MT, com emissão de boletos e ganho no serviço de cobrança.

“Estamos de portas abertas para que este empreendimento ajude Macapá, e o Estado do Amapá, a se desenvolver”, assentiu o prefeito Clécio.

O presidente do Sistema OCB Amapá, Gilcimar Pureza, falou dos objetivos do grupo no Estado.

“O Amapá precisa dos grandes empreendimentos e a vinda de uma cooperativa do porte da Sicredi proporcionará o salto que o produtor amapaense precisa para fortalecer e consolidar a economia do Amapá”.

Participaram da agenda, os representantes da bancada federal, deputado Luís Carlos, e da bancada estadual, Jesus Pontes. E o Conselheiro do SESCOOP, Rogério Alcântara.

Agenda

A comitiva cumprirá agenda, ainda, no dia 13 de agosto por meio do Sistema OCB-AP.

Entre os compromissos, haverá uma reunião com as cooperativas locais, produtores de soja e milho, e criadores de animais. A Cooperativa de Crédito também cumprirá agenda com o presidente do Tribunal de Contas do Amapá, Michel Houat.

O SICREDI finalizará a agenda na Federação do Comércio do Amapá (Fecomércio) onde também estarão presentes o SEBRAE e a Agência de Desenvolvimento do Amapá, onde haverá uma exposição da economia local e suas oportunidades de negócios.

Sicredi

O SICREDI foi fundado há 116 anos no Brasil, com mais de 4 milhões de associados, presentes em 22 Estados e 1,6 mil agências. É a terceira maior instituição financeira em crédito rural do país, segundo a Revista EXAME. Possui 56 bilhões em carteira de crédito e parceria internacional com Banco Holandês RABOBANK, e com braço do Banco Mundial, IFC-Internacional Finance Group.

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.