Está confirmado para sexta-feira (7), o Seminário de lançamento do projeto que tem por objetivo apoiar, as três principais cadeias produtivas do Amapá: Açaí, Pescado e Castanha-do-Brasil. O evento ocorrerá no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Macapá, a partir das 14h.
O projeto faz parte do Programa Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT´s), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que visa implementar unidades de ensino e profissionalização, voltados para a difusão do conhecimento científico, tecnológico, e prático, para o aperfeiçoamento dos processos produtivos regionais.
O programa CVT tem parceria com diversas instituições de ensino e pesquisa. No Amapá, a cooperação é por meio da Universidade Federal Fluminense (UFF), que implantará no Estado Unidades Produtivas demonstrativas com vistas a produção do conhecimento.
Para isso, a UFF vai atuar na modernização e inovação dos processos produtivos de unidades implantadas em três consórcios de cooperativas de açaí, pescado e castanha-do-Brasil, filiadas ao Sistema OCB-AP.
O projeto terá, também, o apoio da Rede Estadual de Ciência e Tecnologia, que é formada pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Universidade Estadual do Amapá (UEAP), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-AP), Fundação Estadual de Pesquisa, Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SETEC) e pelos Institutos Federal do Amapá (IFAP) e de Pesquisas Científicas do Amapá (IEPA).
Pesquisadores e bolsistas vão aliar conhecimentos técnicos e das populações tradicionais e agricultores familiares para tornar efetivo o desenvolvimento sustentável dessas cadeias produtivas, gerando renda, em função do aumento da produção, respeitando a ecologia dessas comunidades.
Os CVT’s
São entidades públicas de caráter comunitário. Os CVT´s estão direcionados para a capacitação tecnológica da população e articulação de oportunidades concretas de inserção profissional e produtiva do trabalhador de todas as idades, como uma unidade de formação profissional básica, técnica ou tecnológica e de experimentação científica.
Excelente iniciativa, eis uma ação concreta onde teremos a grande oportunidade de demonstrar de maneira positiva a força, a organização e a seriedade do cooperativismo Amapaense e assim impactar social, econômica e ambientalmente nossa sociedade pois, já basta de informes negativos.