Com articulação da OCB Amapá, deputados federais reforçam Frente Parlamentar do Cooperativismo

Dois reforços de peso para o cooperativismo foram consolidados com articulação da delegação do Sistema OCB Amapá, que participa do Congresso Nacional de Cooperativismo, em Brasília.

Os deputados federais Camilo Capiberibe e Acácio Favacho, ambos do Amapá, vão passar a compor a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) na Câmara Federal. A delegação do Sistema OCB-AP, formada por dirigentes e representantes de cooperativas amapaenses, teve agenda no com os parlamentares nesta quinta-feira (9).

Entre os assuntos tratados e encaminhados para providências está a construção do Terminal de Passageiros de Oiapoque e a revisão do Seguro Defeso para pescadores do Amapá. Outra pauta foi a redução de recursos dos Programas Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e de Aquisição de Alimentos (PAA). A estimativa é que com essas duas demandas, cerca de R$ 15 milhões anuais deverão somar na economia do Amapá.

O deputado Camilo Capiberibe, que é membro da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, informou que a bancada federal já disponibilizou recursos para terminal de passageiros e se comprometeu a atender a demanda de Oiapoque. O parlamentar também informou que recursos para a agricultura familiar já estão disponíveis.

Já Acácio Favacho articula, no Ministério da Ciência e Tecnologia, recursos para o Centro Vocacional Tecnológico (CVT), projeto que está sendo executado no Amapá pela Universidade Federal Fluminense e UNIFAP em parceria com o Sistema OCB.

No encontro, Favacho assinou a o projeto de Lei que tramitará no Congresso Nacional visando isenção do IPI para mototaxistas de todo o país. O presidente da Cooperativa dos Mototaxistas Autônomos do Amapá (Coopmoto), Rodrigo Silva esteve presente e agradeceu pela classe.

O presidente Gilcimar Pureza e o conselheiro Marcelo Padilha explanaram sobre a proposta de criar, no Vale do Jari (região Sul do Amapá) uma Região de Integração e Desenvolvimento Econômico (RIDE). O mecanismo beneficiaria as populações dos municípios de Laranjal do Jari (AP), Vitória do Jari (AP) e Almeirim (PA). Favacho garantiu que ele submeterá o projeto a apreciação da bancada federal amapaense.

“Foi uma agenda bastante produtiva. Ainda temos alguns compromissos a cumprir, mas temos certeza que retornaremos ao Amapá levando muitas novidades para o avanço do cooperativismo no Estado”, avaliou o presidente do Sistema OCB Amapá, Gilcimar Pureza.

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.