O Sistema OCB Amapá finalizou o ano de 2016 com saldo positivo. Foram muitos investimentos em cursos, capacitações e intercâmbios.
– Curso Preparatório de Assembleias e Secretários de Cooperativas
– Capacitação para o combate ao Mosquito da Dengue
– Curso de Formação de Conselheiros Fiscais e Dirigentes de Cooperativas
– Cursos de Contabilidade, gestão financeira, participativa e planejamento estratégico.
– Formação Continuada com curso de Manejo de Açaizais de Grota e Várzea.
A formação continuada em Gestão Estratégica de Cooperativas (Gescoop) também foi umas das iniciativas que contribuiu e deu muito certo no sistema. Foram cinco módulos com cerca de 10 cooperativas participantes, e um índice de satisfação de ultrapassou os 80%.
Eventos
Essa integração também esteve na realização de muitos eventos. Uma marca de sucesso de 2016 para o Sistema OCB Amapá. Desde o lançamento do Dia de Cooperar, até a ação do Dia de Cooperar que ocorreu no Garimpo do Lourenço. O Sistema também realizou o Seminário de Educação Profissional, o lançamento do Cooper Jovem, o Encontro de Dirigentes, participou do Seminário da Zona Franca Verde, entre outros eventos.
Intercâmbios
Os intercâmbios oportunizaram as cooperativas trocas de conhecimento, amadurecimento profissional e um novo olhar para o cooperativismo.
O primeiro intercâmbio foi realizado no município de Laranjal do Jari, onde toda equipe do Sistema OCB pôde visitar e acompanhar de perto a inauguração da fábrica de castanha e o trabalho desenvolvido pela Coopeflora; a atuação do setor madeireiro com a Coopmoveis; a extração de subprodutos da castanha pela Comaru, na comunidade de São Francisco do Iratapuru; e o trabalho da cooperativa liderada por mulheres castanheiras na comunidade de água branca.
Os intercâmbios também foram para fora do estado, no ramo transporte para Belo Horizonte, e no ramo saúde, para o Rio de Janeiro.
Além das viagens para Maringá onde foi apresentado para comitiva amapaense o modelo de produção de soja. E outras viagens pelo estado como Oiapoque, e demais municípios.
O trabalho não terminou aí, foram inúmeras palestras sobre cooperativismo, assessorias, visitas técnicas e reuniões nos quatro cantos do Amapá. E claro, a inauguração de quatro novas cooperativas.
A expectativa é que muitas outras cooperativas sejam inauguradas em 2017, e as que estão no mercado permaneçam em pleno crescimento colaborando com o desenvolvimento do Amapá.