O Dia C no Amapá

Uma grande corrente do bem. Pessoas e instituições juntas, promovendo a melhoria da qualidade de vida de famílias e comunidades. Um grande programa com ações voluntárias conduzidas por cooperativas em todo o território nacional.

O Dia de Cooperar no Amapá foi longe. A OCB/AP junto com as cooperativas amapaenses e parceiros escolheram a Vila do Lourenço, em Calçoene, a 376km de Macapá, e mobilizaram a população contra o mosquito aedes aegypti em áreas de garimpo do município. A ação também levou atendimentos médicos, odontológicos, ginecológicos e sociais para mais de mil pessoas.

O presidente da OCB/AP, Gilcimar Pureza, explicou que a ideia é sempre ir além das ações pontuais. “Nosso objetivo é formar uma corrente de responsabilidade social e refletir um modelo de gestão nas cooperativas, de atuação sustentável e de uma troca permanente com a comunidade”, disse Gilcimar.

Comunidade satisfeita

A autônoma Railane Souza, contou que a ação chegou em boa hora. Devido à dificuldade de acesso ao local, tem se tornado difícil vir até a capital em busca de atendimentos específicos. “Foi uma alegria muito grande compartilhar deste momento. Consultei minha filha de oito meses, tirei meu RG e ainda consultei com médico”, falou empolgada.

O poder do Dia C

O Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, iniciou em 2009, em Minas Gerais, e ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio do Sistema OCB e de suas Unidades Estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado.

A cada edição, o projeto se fortalece, atraindo mais cooperativas, voluntários e parceiros, construindo uma corrente que beneficia todo o país. E com tamanha integração, o objetivo é justamente promover a intercooperação entre todos os voluntários e, a partir dessas ações muito bem estruturadas, ajudar a mudar, de fato, contextos de desigualdade e exclusão em diferentes comunidades.

Em 2015, no estado do Amapá, o Dia C contou com oito cooperativas realizando projetos que beneficiaram mais de 1.100 pessoas. A data vai bem além, e quer  alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com uma nova agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) composta por 17 propósitos que devem ser concretizados até 2030 para  a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Assessoria de Comunicação da OCB/AP

Contato: 98124-9681

About Lílian Guimarães

Assessoria de Comunicação OCB/AP Contato: 98124-9681

Comments are closed